Quando devo trocar o filtro do meu CPAP?

Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que utilizam CPAPs. Com o constante uso do aparelho, o filtro cumula poeira, impurezas, ácaros e bactérias que estão presentes no ar. Assim como outros acessórios - máscara e circuito (traqueia) – o filtro precisa ser trocado regularmente para garantir a eficiência e qualidade do tratamento.

Todo CPAP tem pelo menos um filtro de ar para evitar que poeira ou outros elementos indesejáveis entrem no equipamento. Alguns CPAPS possuem o filtro ultrafino (filtros descartáveis e não laváveis), a troca deverá ser feita a cada 30 dias. Já os CPAPs com filtro de espuma, é recomendado a higienização semanal, com água e sabão neutro e a sua troca/substituição também é a cada 30 dias.

Caso a limpeza ou a troca dos filtros não sejam realizadas corretamente a saúde do usuário poderá ser impactada uma vez que utilizando o filtro sujo, alguns sintomas podem aparecer como dores de cabeça, coriza, congestão nasal, além do agravamento de quadros de asma e rinite, por exemplo. A falta da manutenção também pode prejudicar o bom funcionamento do aparelho, uma vez que reduz o fluxo de pressão e causa o superaquecimento.