O que fazer para ter uma boa noite de sono?
Segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do país tem alguma queixa relacionada ao sono, como insônia.

A falta de sono ou
a dificuldade para dormir bem interfere diretamente na qualidade de vida da pessoa, isso porque, noites mal dormidas diminuem a capacidade de concentração durante o dia e também pode resultar em alterações do humor, do apetite e problemas de saúde como estresse e ansiedade.
 
As principais causas da dificuldade de dormir bem estão relacionadas ao estresse provocado pelo dia a dia agitado e com a produção de serotonina, neurotransmissor que regula o sono. Dessa forma, para ter um sono mais saudável, o ideal é adotar um novo estilo de vida.

Aqui estão algumas dicas:
Respeite o horário de dormir
Procure ir para cama sempre no mesmo horário. Se você gosta de dormir até mais tarde nos fins de semana, dê a você trinta minutos ou uma hora a mais, porém não mais que isso.

Pratique exercícios
Não faça atividades físicas intensas perto da hora de dormir. O melhor horário para atividades físicas intensas é pela manhã. Se fizer à noite, dê preferência antes das 21 horas. Exercícios após esse horário podem ter o efeito contrário, pois a curto prazo, o exercício aumenta a disposição.

Prepare o ambiente
O ideal é não manter aparelhos eletrônicos, como o computador e a televisão no quarto, mas se os tiver, desligue da tomada (não deixe em stand-by) pelo menos uma hora antes de se deitar. O quarto deve estar totalmente escuro para que sua noite seja tranquila. A temperatura do quarto também influencia a qualidade do sono: frio ou calor excessivos podem fazer você acordar no meio da noite. Temperaturas acima de 26°C e abaixo de 18°C não são confortáveis para o corpo.

Cuidado com a alimentação
Evite alimentos em que digestão seja demorada, como carnes e frituras. Procure se alimentar três horas antes de deitar para que a digestão seja feita completamente antes de dormir.

Evite o consumo de bebidas estimulantes
Pelo menos quatro horas antes de dormir, evite ingerir álcool, bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. A cafeína tem efeito estimulante e acaba atrapalhando o sono. Já as bebidas alcóolicas irritam o estômago, o que pode causar desconforto gástrico. Sem contar que aumentam a diurese, provocando despertares durante a noite para urinar.

Levante-se se não dormir em trinta minutos

Não fique deitado na cama, se não conseguir pegar no sono em trinta minutos. Levante-se e procure realizar uma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler, e depois volte para cama quando estiver com sono. E se mesmo com a mudança de hábitos a qualidade do sono não melhorar, procure um médico especialista.