Apneia obstrutiva do sono ou Apneia Central do sono. Qual é a diferença? 

A apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum de apneia do sono. É causada pelo fechamento repetido das vias aéreas superiores durante o sono. Ela ocorre quando a respiração é interrompida repetidamente durante o sono por períodos de mais de dez segundos. A frequência de pelo menos cinco eventos obstrutivos por hora é um critério mínimo para o diagnóstico de apneia obstrutiva em adultos.

As manifestações clínicas da apneia obstrutiva incluem ronco alto, hipersonolência diurna, cefaleia matinal, fadiga, perda da concentração e memória.

A obesidade, possivelmente em combinação com o envelhecimento e outros fatores, leva ao estreitamento das vias aéreas superiores. O uso excessivo de álcool e de sedativos piora a apneia obstrutiva do sono.

Ter a garganta estreita, pescoço grosso e cabeça redonda, são características que tendem a ocorrer em algumas famílias, aumentam o risco de apneia obstrutiva do sono.




O diagnóstico geralmente é confirmado e a gravidade pode ser determinada por meio do exame de polissonografia. Essa avaliação ajuda a distinguir entre apneia obstrutiva do sono e apneia central do sono.

A apneia central do sono, um tipo mais raro de apneia do sono, é causada por um problema com o controle da respiração na parte do cérebro chamado tronco cerebral. Normalmente o tronco cerebral é muito sensível a variações no nível de dióxido carbono arterial. Quando esses níveis de dióxido de carbono estão elevados, o tronco cerebral sinaliza os músculos respiratórios para respirar mais profundo e rapidamente para remover o dióxido de carbono através da expiração e vice e versa. Na apneia central do sono, o tronco cerebral é menos sensível às mudanças no nível de dióxido de carbono. Como consequências, as pessoas que tem apneia central do sono, respiram menos profundamente e de forma mais lenta do que o normal.

Opioides usados para dor e diversas outras substâncias, podem causar apneia central do sono. Ela pode ocorrer em pessoas com insuficiência cardíaca e ao contrário da apneia obstrutiva do sono, a apneia central do sono, não está associada à obesidade.